quarta-feira, agosto 29, 2007

Loiros naturais vão desaparecer em 200 anos


As últimas pessoas naturalmente loiras vão desaparecer dentro de 200 anos, de acordo com cientistas.Um estudo feito por pesquisadores na Alemanha afirma que pessoas com cabelo loiro são uma espécie em extinção e estarão extintas até 2202.

De acordo com a pesquisa, o problema é que cabelos loiros são resultado de um gene recessivo.Para que uma criança tenha cabelos loiros, é necessário que ela tenha os genes nos dois lados da família na geração dos avós.

Os cientistas dizem que não há pessoas o suficiente com o gene que produz essa característica atualmente para poder fazer com que ela continue existindo além dos próximos dois séculos.

Os pesquisadores também acreditam que as loiras falsas podem ser culpadas pelo desaparecimento das naturais.Segundo eles, as loiras falsas são mais atraentes para os homens, que as preferem como parceiras às verdadeiras.
Fonte: BBC


* Será que com o fim das loiras, as piadas de loiras também vão desaparecer? Como uma sociedade vai existir sem o referencial teórico dessa manisfestação popular?? Ein?
Então vamos aproveitar enquanto podemos:

'Policiais virtuais' patrulharão internet na China


Dois "policiais virtuais" patrulharão a internet na China, numa tentativa das autoridades de combater "atividades ilícitas", segundo informações da imprensa estatal do país.

As duas figuras de animação, um homem e uma mulher, vão aparecer nas telas dos usuários a cada 30 minutos "para lembrá-los da segurança na internet".

A pé, em motocicletas ou de carro, os dois policiais virtuais aparecerão em novos portais a partir de sábado, e em todos os sites e fóruns chineses até o final do ano.

Pequim controla todo o conteúdo de internet e imprensa, e censura o que considera politica ou moralmente ameaçador.

A China tem vivido uma explosão no número de usuários de internet nos últimos anos. Acredita-se que o país tenha mais de 120 milhões de internautas, um número que coloca a China atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: BBC


* Por que os "policiais virtuais" chineses não tem olhos de chineses? Estranho, né!?!?

terça-feira, agosto 28, 2007

Jornalismo sem noção




Vagando pelo meu Orkut, que já está com o novo layout, decidi procurar comunidades que me deixassem mais próximo dos meus pares, ou seja, os coleguinhas jornalistas.

Acabei esbarrando em uma muito boa. O nome da comunidade é Pérolas do Jornalismo. Os tópicos estão um pouco parados, mas encontrei um muito interessante. Em Pérolas... os membros da comunidade postam verdadeiras aberrações encontradas em jornais.

No começo, são até engraçadas. No entanto, eles parecem refletir a falta de preparo de alguns (ou muitos!) profissionais que estão chegando ao mercado.

Não sei se algumas das pérolas foram geradas por falta de atenção, preparo ou burrice mesmo. Agora, pare e pense: se os geradores da informação são tão despreparados assim, que tipo de público está sendo gerado por eles?


Selecionei algumas das Pérolas...:

"Biblioteca terá livro gravado em fita K-7 para surdos"

"A vítima foi estrangulada a golpes de facão"

"Ela contraiu a doença na época em que ainda estava viva"

“O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou"

"O cadáver foi encontrado morto dentro do carro"

“Os antigos prisioneiros terão a alegria de se reencontrar para lembrar os anos de sofrimento”


É melhor rir para não chorar copiosamente agarrado com o monitor!

segunda-feira, agosto 27, 2007

Passe Renan Calheiros pelas laranjas

Qualquer pessoa que tenha assistido 5min de qualquer telejornal nos últimos meses sabe da novela Renan Calheiros.

Provavelmente cansado de não puder fazer nada sobre o assunto, alguém resolveu ajudar o nobre Presidente do Senado a passar “por meio de laranjas”.

O jogo é simples e bastante relaxante! É só clicar aqui

domingo, agosto 26, 2007

Dente de Heloísa Helena cai em programa ao vivo



A presidente do PSOL, Heloísa Helena (AL), passou por uma saia-justa durante o programa ao vivo "Opinião Nacional" na TV Cultura, na última quinta-feira (23).

Durante o debate sobre reforma política, o pivô da frente da ex-senadora caiu duas vezes enquanto ela falava. Elegantemente, ela abaixou, pegou o "fujão" e o colocou novamente.

Em entrevista por telefone à Folha Online, Heloísa preferiu não comentar o assunto. "Sobre a minha obturação? Ah, isso eu não quero falar, não", sem esclarecer se tratava de um pivô (dente postiço), como confirmou a assessoria de imprensa da TV Cultura.

Fonte: Débora Bergamasco da Folha Online

* Quem sabe faz ao vivo!

A segmentação e a vaca



A segmentação das mídias é uma realidade. Todo dia, surge uma revista, uma rádio ou um canal de tv que deseja atender à um público específico. Isso por um lado é bom, mas acaba gerando algumas coisas bem estranhas.

A Tv mais segmentada que eu conheci, até hoje, foi o Canal do Boi. Boa parte da programação é preenchida por leilões de touros, que são narrados por empolgados locutores de rodeio.

Se você quiser muito comprar um “touro de família” o Canal do Boi é o lugar certo. Eu já vi um ser vendido parcelado em 12 vezes de R$ 350,00 (agora ficou caro!) e eles ainda entregam na sua casa. Juro que fiquei tentado. Só não liguei porque a minha esposa não ia gostar muito de um Nelore no jardim.

Mas, se por acaso você tem mais espaço do que eu no jardim, compre um touro. Segundo o locutor dos leilões, “touro não é gasto é investimento”. Além de proteger a casa e fazer companhia para as crianças.

Como baixar filmes da internet

Ano passado, fiz um trato comigo mesmo: “Vou assistir a todos os filmes do Woody Allen, antes de morrer”. Como não sei quando Dona Morte vai chegar, resolvi começar logo a empreitada.

Assisti Melinda e Melinda, Igual a tudo na vida, Celebridades, Todos dizem eu te amo e Zelig.

Estava indo tudo bem, até eu não encontrar mais filmes do Allen em locadoras perto da minha casa. Eu já tinha alugado todos os possíveis nas redondezas. Foi aí, que fuçando pela internet, resolvi ver como funcionava esse negócio de baixar filmes pela rede.

Iniciei a minha jornada procurando pelo “A Rosa Púrpura do Cairo”. Quase não achei links para ele. Quando encontrei, baixei um tal de “.torrent” e “.srt” sem saber o que fazer com eles. Procurei uns tutoriais na internet e o melhor que achei foi o do Portalcab. Depois foi só correr pro abraço.

Se eu me sinto culpado de baixar filmes da internet? Eeeeeeu disse que baixei? Disse que sei como fazê-lo, não disse que fiz (caso alguém da Polícia Federal costume ler esse blog).

Esse lance de direitos autorais é um pouco complicado. Eu não sei se o Allen vai ficar chateado com o fato de eu baixar os filmes pra consumo próprio. Acho que ele tem questões existenciais um pouco mais complexas para resolver.

Mas, em todo caso, eu não me sentiria mal em ser um fora da lei intelectual.

quinta-feira, agosto 23, 2007


O Piauí está na lista dos 27 estados que formam o Brasil, isso qualquer geógrafo afirma. O problema é que a mídia não lembra disso. E quando lembra é pra falar mal, como aconteceu na estúpida declaração do presidente da Phillips.

Quando digo que a mídia esquece o Piauí, estou me baseando em uma reportagem que eu li na Revista Piauí (não. A revista não tem nada a ver como estado). Na reportagem, Consuelo Dieguez fala que “a edição 2007 do Guia Quatro Rodas, a principal publicação de turismo brasileira, ignorou o estado na sua seção Roteiro de Viagens, a mais nobre do guia”.

Em 1998, um livro didático de geografia editado no Paraná limou completamente o Piauí do mapa. Eles juntaram o Ceará com o Maranhão e pronto. Adeus terra de Frank Aguiar!

A Globo também deixou o Piauí de fora em um especial sobre as trações do Nordeste. Não falaram nem no Delta do Parnaíba.

Todos esses esquecimentos podem deixar qualquer piauiense desconsolado.

Eu moro no Ceará e posso me envergonhar de não conhecer o meu vizinho da esquerda. Só fui ao Piauí uma vez. Fiquei uma semana em Valença. Só consigo lembrar que era quente, a água para o banho era mineral (não sei como!) e que as pessoas deixavam as portas das casas abertas o dia e a noite (Para mim, ser da urbis, era muito estranho).

O Sampson do Inovavox vez uma lista com as coisas boas do Piauí. Da lista dele eu destaco o João Cláudio Moreno. O sujeito é de longe o melhor imitador de Caetano Veloso e Luiz Gonzaga. Moreno também é dono de uma enorme habilidade para contar causos. Por isso, não perca o vídeo abaixo e não esqueça o Piauí.

quarta-feira, agosto 22, 2007

O que não é jornalismo on line

Diferente de alguns pedagogos, acredito que é possível aprender através da negação. Eu digo como você não deve fazer e você vai lá e não faz. Simples assim.

Pois bem. Hoje, classe, vamos aprender o que não é jornalismo on line. O melhor exemplo a não ser seguido é o “Jornal André Amorim – o jornal cheio de notícias até o fim” (sentiu a rima?). O responsável pelo jornal é (claro!) André Amorim. Ele apresenta, edita, produz, filma, ilumina e serve cafezinho (pra ele mesmo!).

André Amorim é brasileiro e não desiste nunca. Indo contra todo e qualquer bom senso, ele diariamente liga a sua Webcan e lê as principais notícias no jornal O Dia do Rio de Janeiro. Depois ele posta e vídeo no Youtube e pronto. A falta de noção é tanta que o Jornal André Amorim está com mais de 230 edições. A maioria delas com um pouco mais de 10 acessos.

Eu coloquei o vídeo da edição desta segunda-feira. Mas, por favor, não assista. Não gaste o seu tempo. Provavelmente você deve ter algo melhor para fazer, como por exemplo, uma lobotomia cerebral ou extrações de molares.



Claro que o André Amorim tem um perfil no Orkut. Um não, dois. Eu coloquei o link aqui. Mas, por favor, não clique. Não gaste o seu tempo. Provavelmente.....



terça-feira, agosto 21, 2007

Viva on-line

Você imagina o que é passar o dia inteiro na frente de um computador? Eu não imagino, eu vivo isso. Nos meus três (isso mesmo, três!) “empregos” (o termo “ocupações” seria melhor) passo a maior parte do tempo com uma mão no mouse, outra no teclado e o olhar fixo na tela. E claro, acesso à internet ilimitado.

Nesse momento alguém pensa: “Que cara sortudo!! Isso é tudo que eu pedi a Deus”. Há dois meses, esse também seria o meu pensamento. Mas, do que adianta tudo isso, se não consigo arrumar tempo para atualizar o meu blog? (Uma lágrima sorrateira rola pelo lado esquerdo do meu rosto)

Tanto sacrifício vale a pena? Eu espero que sim. Fora isso, existem as milhares de pesquisas sobre o mal que o uso do computador pode acarretar. Aliás, essas pesquisas são feitas por cientistas que provavelmente passam dias e noites na frente do computador. Coloquei algumas abaixo:

TV e computador afetam músculos das costas

'Overdose' de computador causa trombose, diz ONG

Sedentarismo e muito computador também causam doença

Internet vicia. Pode ser doença

Tá assustado? Eu também. Mas prefiro morrer desse mal a viver desconectado. Quando eu morrer, queimem o meu corpo e joguem as cinzas em algum servidor!

segunda-feira, agosto 20, 2007

Até quando vai essa polêmica?



Até quando, eu não sei. Mas geograficamente o episódio Estadão Vs. Blogosfera está indo bem longe. Mais precisamente até o Boing Boing (blog americano de enorme audiência). O título do post é "Brazilian newspaper's linkbait: Bloggers are monkeys!". Segundo Rafael Barifouse, repórter de Época Negócios e responsável pelo Tecneira, “O termo linkbait faz referência ao comentário de que tudo não passaria de uma estratégia de dar visibilidade à campanha com o boca-a-boca criado com o polêmico ataque à credibilidade dos blogs”.
O post do Boing Boing traz também um link para o Global Voices, de José Murilo Junior. Apesar de ser brasileiro, o blog é escrito em inglês. E para falar do episódio ele cita alguns blogs como, por exemplo, Pensar Enlouquece, Brainstorm#9, Tech Letters, Código Aberto e... e... e... o deste humilde estudante de jornalismo que vos escreve.
Isso é a internet. Você escreve um comentário entre um café e uma tapioca aqui em Fortaleza e é lido por alguém lááááá longe. VIVA O MUNDO CONECTADO!!
Sobre o assunto do momento da blogosfera, você pode ler a entrevista com João Livi, diretor de criação da Talent, a agência responsável pela campanha do Estadão, para o QueroTerUmBlog.com!

sexta-feira, agosto 17, 2007

Faça um vídeo e ganhe créditos no celular



Entrando na onda dos vídeos autorais na internet, a operadora Claro oferece créditos para os roteirista de celular. É o seguinte: Você faz um vídeo, manda para eles e toda vez que alguém baixar seu vídeo no celular você ganha crédito.


Para cada download a operadora paga R$ 0,10 em créditos. Quando acumular R$ 20,00 o usuário pode reivindicar o equivalente em créditos. E no final do semestre o autor do melhor vídeo ganha uma viagem para conhecer a MTV de Londres.

Não parece tão difícil. O vídeo só precisa ser baixado 200 vezes para vc ganhar os créditos. Já que todo vídeo-maker é lascado mesmo, pelo menos vão ter crédito no celular pra pedir emprego.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Casal da China tenta dar nome `@´ ao filho



Um casal chinês tentou colocar o nome "@" em seu filho recém-nascido, argumentando que o caractere utilizado em endereços de e-mail mostraria o amor que têm pelo bebê. Foi uma tentativa extra-oficial de driblar a língua oficial do País.

O nome incomum chama especialmente a atenção em chinês, cujo alfabeto é formado por milhares de desenhos para representar as palavras.

"O mundo inteiro usa a @ para escrever e-mails, e na tradução para o chinês o caractere significa 'amo ele'", afirma o pai, de acordo com chefe da comissão lingüística chinesa, Li Yuming.

Ao mesmo tempo que "@" é familiar para usuários de e-mail da China, eles freqüentemente usam a palavra inglesa "at" para dizê-la. Se o "T" for pronunciado de outra forma pode soar como "ai ta", ou "amo ele" no vocabulário mandarim.

No Brasil, nome estranho é o que não falta. Começando pelo meu, pobre estudante. Eu não sei o que é pior, o verdadeiro (Antino) ou o fake (Astrogyldo). Se você acha que tem um nome estranho, primeiro confira essa lista. Sempre faz bem pra mim.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Vida de jornalista na Tv!



De acordo com o Kibe o vídeo foi gravado por uma equipe de TV ligada à Universidade Federal de Minas Gerais. Não dá pra confirmar por causa do blur que tem na marca do microfone. Mas, pelo menos não foi “ao vivo”, como esses aqui.

segunda-feira, agosto 13, 2007

domingo, agosto 12, 2007

Diário do Nordeste, Estadão e os Blogs

Há alguns dias, na blogosfera, discute-se sobre a campanha publicitária do jornal Estadão que questiona a credibilidade de alguns conteúdos da internet. No Brainstorm9 você pode ler bastante sobre esse assunto.

Hoje, o Diário do Nordeste entrou na história em seu editorial que também fala sobre a preparação (ou a falta dela) das pessoas que publicam blogs e como a juventude está recebendo uma má influência desses manipuladores da verdade (nós, os blogueiros)

Abaixo o editorial na íntegra.

“Com o célere desenvolvimento das comunicações através da internet, sobretudo no setor conhecido como Web 2.0, no qual se registra uma intensa proliferação de serviços oriundos dos consumidores da própria tecnologia, surge acirrada polêmica sobre sua atuação. No foco principal estão os blogs, acusados de ser diretamente responsáveis pela piora na qualidade da informação, de iludir tendenciosamente seus usuários e, até mesmo, de ameaçar a evolução cultural.

Vem causando repercussão em todo o mundo o livro do historiador inglês Andrew Keen denominado ´The cult of the amateur´ (´O culto ao amador´), no qual o autor tenta provar que o crescente número de informações geradas, até mesmo por anônimos, por meio da informática, está comprometendo bastante a sua credibilidade no campo das comunicações. Ocorre, em paralelo, a concentração de um extraordinário poder de divulgar informações por pessoas absolutamente incompetentes para exercê-lo.

O historiador também alerta para o perigo que a receptividade de certos blogs representa para a qualidade da informação, muitas vezes em detrimento da própria mídia séria e tradicional, feita por órgãos do jornalismo impresso, rádio e televisão, os quais apresentam respaldo profissional indiscutível e maior nível de especialização.

Os veículos de comunicação de massa que se responsabilizam pelo conteúdo de suas divulgações são, na verdade, fontes bem mais confiáveis, mesmo quando radicais em seus posicionamentos, princípios básicos da democracia e da liberdade de expressão.

A pretensa democratização da mídia alegada pelos titulares de blogs estaria, pelo contrário, ocasionando o surgimento de nova oligarquia, pela qual inúmeras pessoas, em alguns casos agindo de má-fé, podem usar seu talento de persuadir a favor de causas desonestas. Sobretudo os mais jovens, pela natural falta de experiência característica da idade, tendem a acreditar em tudo aquilo que lêem, principalmente se as mensagens chegam numa linguagem que lhes pareça simpática e envolvente. Essas são as principais vítimas de blogs com intenções indisfarçáveis de fomentar preconceitos e disseminar tendências extremamente perniciosas à sociedade.

Com a proliferação e popularização desse tipo de informação distorcida, os próprios adultos poderão ir perdendo, progressivamente, sua capacidade crítica, passando a ter pontos de vista moldados por escusos e ocultos interesses particulares.

O pior, no caso, é que também se constata a existência de blogs que, aparentando ser de indivíduos, são, na verdade, manipulados por grandes grupos ligados a objetivos inconfessáveis.

A capacidade de discernir se faz cada vez mais necessária no mundo cibernético, pois a reação às presentes ameaças deve advir do imprescindível conhecimento dos veículos que processam as informações, com avaliação do seu nível de responsabilidade, correção profissional e plena consciência sobre tudo aquilo que está sendo repassado ao consumo do público.”

Resumo da ópera:

* Blogueiros são enviados de Satanás para manipularem os pensamentos dos menos avisados

** As grandes empresas de comunicação também não são guiadas por interesses particulares e coorporativos?

*** Sobre historiador Andrew Keen, o carinha do Contraditorium tem uma opinião bem interessante

sexta-feira, agosto 10, 2007

Biocombustível


Que direção e álcool não combinam, todo mundo já sabe. Mas o sempre tem alguém arrumando um jeito novo de dizer isso para os “pé-de-cana”. Alguns restaurantes e bares de Frankfurt, na Alemanha, instalaram mictórios com videogames controlados por urina. O game é tipo um Need For Speed e os controles são simples: aponta o jato de urina pra um lado e o carro vai pra lá.

No final das contas, quanto mais “mamado” o sujeito estiver, menos reflexos ele terá para conduzir o carrinho. O problema é que ele provavelmente terá mais combustível.

Eu só me preocupo quando penso como seria a versão feminina do jogo.

terça-feira, agosto 07, 2007

Duro de Esquecer




Após sobreviver à andropausa, Bruce Willis está de volta em “Duro de Matar 4.0”. E como no filme ele salta, mata, explode e destroi surgiu na rede Bruce Willis Facts. Algumas são de deixar até Chuck Norris com inveja.

- Bruce Willis queima formigas com lupa. À noite.
- Bruce Willis não construiu o mundo em 7 dias, mas poderia acabar com ele em 14 segundos.
- Bruce Willis pediu um Big Mac no Bob's. Ele foi atendido. Pelo Chuck Norris.
- Bruce Willis usa ctrl+c e ctrl+v numa maquina de escrever.
- O que chamamos de "concreto", Bruce Willis chama de "chiclete".

Jovens com acesso à Web dormem mal, diz estudo da Unicamp

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que a maior parte dos jovens do País usa computadores à noite e que esse hábito está causando problemas de sono e no rendimento escolar, informou a Agência Fapesp.

Agência Estado


* se a insônia fosse o único problema tudo bem. Lembram desse garoto alemão do vídeo abaixo?