quinta-feira, agosto 23, 2007


O Piauí está na lista dos 27 estados que formam o Brasil, isso qualquer geógrafo afirma. O problema é que a mídia não lembra disso. E quando lembra é pra falar mal, como aconteceu na estúpida declaração do presidente da Phillips.

Quando digo que a mídia esquece o Piauí, estou me baseando em uma reportagem que eu li na Revista Piauí (não. A revista não tem nada a ver como estado). Na reportagem, Consuelo Dieguez fala que “a edição 2007 do Guia Quatro Rodas, a principal publicação de turismo brasileira, ignorou o estado na sua seção Roteiro de Viagens, a mais nobre do guia”.

Em 1998, um livro didático de geografia editado no Paraná limou completamente o Piauí do mapa. Eles juntaram o Ceará com o Maranhão e pronto. Adeus terra de Frank Aguiar!

A Globo também deixou o Piauí de fora em um especial sobre as trações do Nordeste. Não falaram nem no Delta do Parnaíba.

Todos esses esquecimentos podem deixar qualquer piauiense desconsolado.

Eu moro no Ceará e posso me envergonhar de não conhecer o meu vizinho da esquerda. Só fui ao Piauí uma vez. Fiquei uma semana em Valença. Só consigo lembrar que era quente, a água para o banho era mineral (não sei como!) e que as pessoas deixavam as portas das casas abertas o dia e a noite (Para mim, ser da urbis, era muito estranho).

O Sampson do Inovavox vez uma lista com as coisas boas do Piauí. Da lista dele eu destaco o João Cláudio Moreno. O sujeito é de longe o melhor imitador de Caetano Veloso e Luiz Gonzaga. Moreno também é dono de uma enorme habilidade para contar causos. Por isso, não perca o vídeo abaixo e não esqueça o Piauí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bacana seu post! Valeu pelo link. Grande abraço!

Antino disse...

Pelo menos uma pessoa comenta por aqui...

Além do Teo, claro!

Valeu Sampson!