quarta-feira, outubro 31, 2007

Concurso de Casemod - Gabinetes Personalizados II


Foi lançado pela Revista Windows Vista um concurso de Casemods. Esse é um termo em inglês (case= gabinete e mod= a redução da palavra ‘modification’) que significa realizar modificações, estéticas ou funcionais, nos gabinetes dos computadores. A nova moda está se espalhando pelo mundo e é impulsionada pela insatisfação dos usuários. Existe muita gente cansada do formato retangular e sem graça dos gabinetes dos computadores, que normalmente não combina em nada com a decoração da casa ou com o seu dono.

Alguns gabinetes são transformados em verdadeiras obras de arte e outros são trabalhados para parecerem outras coisas, como garrafas de bebida, brinquedos, personagens de séries e até aquários com direito a peixes vivos e tudo. De olho nessa nova tendência, fabricantes começam a jogar no mercado vários apetrecho destinados aos adeptos do casemod. No site CasemodBR é possível encontrar alguns desses acessórios e tutoriais para os iniciantes. Na lista dos que pretendem entrar na moda não podem faltar espelhos, acrílico, leds, néons, cola, canetinhas, tesoura sem ponta e muita imaginação.


Para participar do concurso da Revista Windows Vista não é necessário já ter o casemod montado. O projeto pode ser enviado no formato de texto, ilustração, 3D, mão livre, fotografia do protótipo ou da forma que você achar que o projeto será melhor apresentado e compreendido pela comissão julgadora.

Os interessados têm até o dia 19 de novembro para enviar o projeto. O primeiro colocado ganhará R$ 4.000,00 para fazer a sua idéia virar realidade.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Jornalista virou babá de blogueiro


O jornal El País divulgou que o governo italiano está preparando um projeto de lei que obrigará os blogueiros a terem um jornalista em seus blogs que terá a função de “editor responsável” (leia-se: babá de blogueiro).

Fora isso, esse mecanismo obrigará os blogs a pagarem impostos. Independentemente de gerar receitas ou não. A idéia de girino saiu da cabeça do subsecretário do presidente italiano Prodi, Ricardo Franco Levi.

Se, como eu, você acha essa idéia um absurdo e quer evitar que a moda pegue em outros países. Mande um e-mail para o Levi. O endereço é levi_r@camera.it. Ele vai adorar saber o que você pensa sobre o assunto.

Celular da Skype é lançado e permite ligações de graça


A Skype e a operadora 3 lançaram nesta segunda-feira, 29, o 3 Skypephone, um novo celular que permite aos usuários fazerem ligações e enviar mensagens grátis para outros “Skypes” por meio de rede IP, a mesma que conecta dois computadores para transmissão de áudio e vídeo.

Segundo o blog da Skype, essa é a primeira vez que uma operadora de celular coloca no mercado um aparelho especificamente para fazer chamadas grátis utilizando um protocolo característico da internet. Segundo Michael van Swaaij, o CEO da empresa, “O Skype agora é um móvel de verdade. O novo celular permite fazer ligações de graça para outros usuários de Skype do mundo todo”.

Até o fim do ano, o 3 Skypephone estará disponível em nove países. Não há previsão para a chegada do aparelho ao Brasil. No entanto, alguns brasileiros já haviam conseguido uma forma tupiniquim de usar o Skype por meio de um aparelho celular. O advogado Rodrigo Toledo descreve em seu blog como conseguiu usar o Skype através do seu celular Nokia N80. “Após uma simples instalação e a inclusão de minhas contas, lá estavam todos os meus contatos prontos para o uso, tanto do Skype quanto do MSN, uma beleza!!!”, relatou Rodrigo.

** Jeitinho brasileiro, sempre na frente.

sábado, outubro 27, 2007

Vó, eu não estou isolado!

A minha avó diz que ficar o dia toda na frente do computador é ruim. Ela acredita que isso separa as pessoas. “Tem que ficar é conversando com gente menino!”, berra ela enquanto me bate com a bengala.


O que a minha vó ainda não entendeu é que não está aqui só eu e o computador. Na verdade, através do computador eu acho um monte de coisa “de gente”. Aí está a magia da internet. Ler sobre gente, falar com gente, ouvir gente, entender gente.


Sem gente isso aqui (a internet) seria uma chatice completa. Tecnologia só pela tecnologia gera nerds da pior espécie. Isso mesmo, os nerds podem ser divididos em espécies. Existem nerds (ou geeks, como estão chamando hoje) legais e aquele tipo que não gostam de ter contado com outros seres humanos e sonham serem abduzidos por extra-terrestres.


Se você não ainda não sabe se você é um nerd/geek ou não, faça o teste aqui.


Eu comecei, mas não tive saco para terminar. Acho que isso me coloca fora do círculo dos nerds.

quinta-feira, outubro 25, 2007

Todo El País gratuito na internet

Seguindo o exemplo do The New York Times, o jornal espanhol El País vai liberar no dia 15 de novembro todo o conteúdo das edições impressas e os arquivos do jornal gratuitamente para o público. Desde 2003 o periódico adotava o modelo de conteúdo pago.

Isso mostra como os ganhos com publicidade superam o dinheiro arrecadado com assinaturas. Com o crescimento do número de acessos fica mais fácil convencer as empresas conservadoras à anunciarem na internet, mídia que não era vista com bons olhos por alguns investidores.

No final, a formula é boa pra todo mundo. O jornal ganha dinheiro dos anunciantes. Os anunciante são vistos por mais usuários. Os usuários tem acesso à conteúdo de qualidade e de graça.

Além do The New York Times e do El País, o Financial Times também está entrando na onda de disponibilizar o conteúdo gratuitamente, mas não totalmente. No Ceará, o jornal O POVO já coloca, há muito tempo, todo o seu conteúdo diário na internet. Mas eu sou um pouco suspeito pra falar.

Para comemorar, abaixo vídeo com a nova propaganda do El País.




terça-feira, outubro 23, 2007

A origem da logomarca das Olimpíadas de Pequim 2008

China está se consolidando como uma potência econômica mundial. Pena que riqueza não acompanha liberdade. O país ainda tem em seu subconsciente anos e anos de repressão gerada por um “pseudo-comunismo”.

Aí, conscientemente alguém descobriu o que está por trás da logo dos Jogos Olímpicos de Pequim, que irão acontecer em 2008. Rir para não chorar é sempre melhor!

Via Inovavox


segunda-feira, outubro 22, 2007

Mulheres Perfeitas


A computação gráfica avança em passos largos. É impressionante o que esses “novos da Vinte” conseguem fazer com um mouse na mão e o Illustrator na cabeça.

A riqueza de detalhes de alguns trabalhos impressiona e faz o pobre usuário do Paint indagar: “Meu Deus, onde isso vai parar?”

O Basang Panaginip fez um post com um apanhado de vários trabalhos de computação gráfica que conseguem chegar muito próximos da realidade. Na lista estão Angelina Julie, Halle Berry, estações de metrô, motos, frutas, dálmatas, gatos, nus e muitas outras artes de deixar qualquer um babando de raiva.

Mas uma pergunta permanece: Essas ilustração estão ficando cada vez melhores ou as fotos que nós temos acesso pela mídia estão ficando cada vez mais ilustradas (leia photoshopadas)?

sexta-feira, outubro 19, 2007

Virei uma “Blogurinha”, mas não sabia


Passei um tempo sem fazer a minha “ronda” pelos blogs amigos e fiquei por fora do novo buchicho que estava rolando na blogosfera: O Blogurinhas – O Álbum de Figurinhas da Blogosfera.

Seguindo a onda de tazos, super trunfos e até prateleiras de blogs, O Sampson do Inovavox criou um álbum de figurinhas de blogs. O meu blog também está lá, tudo bem que estou com mais 120 figurinhas no pacote de bônus, mas é a vida, não se pode ter tudo!

Você pode fazer as suas próprias blogurinhas. É só acessar aqui e relembrar os tempos que você tinha o álbum do Campeonato Brasileiro de 1992.

Flickr em 3D


O pessoal do Airtight Interactive desenvolveu um modo bem legal para a visualização de fotos na web. O TiltViewer colocas as imagens mais interessante do Flickr a sua disposição em um ambiente 3D.

Em uma tela de toque a experiência deve ficar bem legal, mas eu não sei se é possível, ainda!

quarta-feira, outubro 17, 2007

Muito além do YouTube

A equação “vídeo + internet = vídeo granulado” está com os dias contados (super clichê, mas eu não resisti).

O Vimeo permite o download e a publicação de arquivos em alta definição [HD videos - 1280x720]. De acordo com Tiago Dória, o Vimeo vem comendo pelas bordas o mercado de vídeos. Com o novo lançamento, o YouTube pode criar pelo menos um fio de cabelo branco de preocupação.

Confira em Vimeo Highdef ou assista abaixo.

Mt Ritter in June 2007 from John Duhring on Vimeo.

terça-feira, outubro 16, 2007

O telejornalismo deve ser menos empacotado

Por que os telejornais são tão pouco naturais? Os apresentadores e repórteres parecem mais bonequinhos super-engomadinhos do que pessoas! Aquela postura de “dizemos a verdade de maneira séria” é realmente necessária ou só serve para afastar ainda mais os que ditam a informação dos que a recebem?

Por isso eu apoio intervenções feitas e estimuladas pelo Pânico na TV. A Dança do Siri é uma das coisas mais geniais já feita na televisão brasileira. Com ela o estigma do repórter intocável é jogado na lama. Tudo parece mais real. Além, é claro, de ser muito engraçada.

Viva a Dança do Siri!!
Abaixo vídeo de uma excelente apresentação da "Dança do Políticos" com finalização da do "Siri" feita por jovens em um shopping durante o Jornal Nacional!


Segundo Greenpeace, iPhone contém materiais químicos perigosos


O Greenpeace afirmou nesta semana que o iPhone, da Apple, contém materiais químicos perigosos, segundo um teste de laboratório independente realizado com 18 partes do "telefone inteligente", que começou a ser comercializado em junho.

"A Apple poderia ter demonstrado que é um verdadeiro líder industrial com um iPhone ecológico. Perdeu a oportunidade e o público recebeu um Apple que não respeita o meio ambiente como tinha prometido (o presidente da companhia) Steve Jobs em maio", afirmou Beau Baconguis, do Greenpeace, em comunicado divulgado em Manila e Amsterdã.

O exame de laboratório confirmou "a presença de 'compostos brominados' na metade das amostras, incluindo a antena", informou o Greenpeace.

O grupo ambientalista postou um vídeo no YouTube em que ironiza o presidente da Apple, Steve Jobs, de não cumprir a promessa de tornar a empresa "verde". O vídeo tem dois minutos e já foi assistido por mais de 75 mil internautas.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Fotojornalismo montado

Está cada dia mais difícil acreditar no que se vê na mídia. Com as ferramentas de edição de vídeos e fotos, a realidade agora pode receber uma pincelada a mais.

A foto acima foi publicada no periódico esportivo As. Não notou nada de diferente? Pois, preste um pouco de atenção na arquibancada. É isso mesmo! Alguém acho que não tinha gente o bastante no “Calderón” e resolveu dar uma “photoshopada” na foto.

Parece apenas uma besteirinha. Mas, se estão mudando fotos por questões estéticas, o que vai impedir os editores de mudarem uma foto por questões políticas? O que já foi pode ter sido mudado pela mídia com a intenção de nos manipular?

E olha que eu não nem gosto de teorias conspiratórias.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Gabinetes personalizados – Casemods



Existe muita gente cansada do modelo de gabinete dos computadores. Aquela coisa retangular e sem graça, às vezes, não tem nada a ver com a decoração da sua casa.

A nova tendência é deixar a máquina mais parecida com o usuário mais integrado com o usuário. A mania já tem até nome técnico. Trata-se de Casemods. Esta prática, muito comum lá fora, vem tomando força também aqui no Brasil. Os fabricantes começam a jogar no mercado vários "apetrechos" destinados a esta modalidade que não deixa de ser uma forma de arte.

Aja imaginação! Aqui tem mais um monte.

quarta-feira, outubro 03, 2007

Para você sabe o que...


Site vende prensa portátil para "você sabe o que...."

*Não é apologia. É só informação!

Eu voltei...

Eu voltei. Depois de duas semanas de provas, trabalhos, noites sem dormir e dias “sonambólicos”, estou de volta. Ôôô saudade da blogosfera!



Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei