terça-feira, outubro 16, 2007

O telejornalismo deve ser menos empacotado

Por que os telejornais são tão pouco naturais? Os apresentadores e repórteres parecem mais bonequinhos super-engomadinhos do que pessoas! Aquela postura de “dizemos a verdade de maneira séria” é realmente necessária ou só serve para afastar ainda mais os que ditam a informação dos que a recebem?

Por isso eu apoio intervenções feitas e estimuladas pelo Pânico na TV. A Dança do Siri é uma das coisas mais geniais já feita na televisão brasileira. Com ela o estigma do repórter intocável é jogado na lama. Tudo parece mais real. Além, é claro, de ser muito engraçada.

Viva a Dança do Siri!!
Abaixo vídeo de uma excelente apresentação da "Dança do Políticos" com finalização da do "Siri" feita por jovens em um shopping durante o Jornal Nacional!


2 comentários:

Anônimo disse...

~COncordo com você em partes. Também acho o modelo de telejornalismo que é apresentado hoje em dia bem técnico e bem direcionado. Mas você falar que A DANÇA DO SIRÍ 'É GENIAL E REAL' é brincadeira. Tá na cara que alí o que existe são dois personagens FORÇADOS tentando divertir a galera. E eles não fazem jornalismo, tudo é na verdade, uma brincadeira, uma sátira, uma piada. Também não é genial, partindo do pressuposto de que o PANICO NA TV, como um todo, é uma cópia suave do JACK ASS dos EUA.
Se você realmente quizer saber como um telejornalismo deve ser feito procura dá um aolhada em telejornalismos feitos em Tvs fechadas, ou Tvs comunitárias. VC já ouviu falar do JORNAL DE VANGUARDA? Procura na NET que tu vai achar alguma cois sobre ele.
Mas vc como Estudante de Jornalismo não deveria se desesperar com essas coisas.. Faça umestágio na sua área e mostre praque vc veio ao mundo.
Mas saiba que PANICO NA TV é só um abrincadeira satirizada e muitas vezes, forçada para obter IBOPE de um amaneira diferente, mas nos conformes de aceitação da TV Brasileira.
ABraços Virtuais

Antino disse...

Eu entendi o que você está falando. Acho que, na verdade, eu é que não me fiz entender. Eu dei o exemplo do Pânico na TV para ilustrar como o modelo atual de telejornalismo é falido, pois é tão petrificado que está sujeito às brincadeiras do Pânico.

O Pânico se aproveita de brechas na mídia para atuar dentro dela. Isso é novo. Eles imitam os JACK ASS? Eu creio que não. Eu escuto o programa deles no rádio desde 1996. Na época, só tinha o Emílio, Bola, Ceará, Japa e Patilene e eles já tendiam para o que eles fazem hoje.

Valeu e continue comentando.