terça-feira, dezembro 18, 2007

Blogs não são fontes confiáveis de informação, segundo jornalista


Semana passada, eu estava escrevendo sobre os projetos que envolviam Hipervídeo. Na minha pesquisa na rede encontrei uma reportagem feita pela Agência Brasil que tinha essa proposta e o blog da responsável pelo projeto. E ,claro, coloquei informações que retirei de lá na matéria. Pra mim, tudo normal, mas não estava.

Depois que postei o texto, uma jornalista fez a seguinte afirmação:
“É melhor retirar essas informações que você pegou desse blog. Blogs não são confiáveis”. Eu também não acreditei. Mas a verdade é que muitos jornalistas ainda pensam assim.

O que eles ainda não entenderam é que blogs são boas fontes. O que você deve saber é distinguir o joio do trigo e isso deve ser feito com todas as fontes, reais ou virtuais. O problema não está nos blogs, ele está nos jornalistas que não conseguem ler as entrelinhas da internet para enxergar o que é bom. Não conseguem e nem querem.



Para os que querem, eu tenho duas humildes dicas:

1º - Pra você entender de uma vez por todas o que diabos é um blog, assista o vídeo abaixo. Tá tudo explicado tintin por tintin

2º - O livro Jornalismo 2.0 – Como Sobreviver e Prosperar, escrito por Mark Briggs. Nele, o autor dá excelentes lições de como usar as ferramentas que a rede disponibiliza para fazer um jornalismo melhor. Peguei a dica lá no Fundamental Conteúdo, que também é uma ótima dica. “Dez real, Hélcio!”

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala rapaz, tudo bem?

Tá fazendo trabalho sobre hipervídeo? Vamos conversar... Acabei de comprar uma câmerazinha de 3 ccds por 450 doletas.

Sobre "confiar em blogs", o que é uma questão na cabeça dos homens de Neandertal, falei há um tempo atrás no blog http://www.fundamentalconteudo.com/?p=226

Abs

André Carvalho disse...

Cheguei ao seu blog via fundamentalconteudo. Convido-o a visitar www.mirandoamidia.blogspot.com, que faz uma crítica de nossos jornais diários. Acho que é ótimo, principalmente para estudantes de jornalismo.
ABs