segunda-feira, novembro 05, 2007

Qual é o papel do jornalista na internet?

Onde os jornalistas se encaixam em um universo (internet) que permite que qualquer um publique conteúdo e informações? A resposta definitiva ninguém tem e é melhor assim. Respostas definitivas engessam e impedem o desenvolvimento de um pensamento crítico a respeito de qualquer coisa. Então, diante da inexistência de uma resposta final, as tendências devem ser examinadas. O The New York Times (NYT) mostra uma delas.


Na área de tecnologia de seu site, o NYT está publicando conteúdos de terceiros em uma barra lateral acrescentada na página. A lista chamada "Technology Headlines From Around the Web" linka para sites e blogs que não pertencem ao NYT.


Essa é mais uma etapa de mudanças que estão acontecendo dentro do site de um dos jornais mais populares do mundo. O avanço não está somente no fato do NYT ter incluído conteúdo de terceiros em seu site, existem novidades na forma como é feita a seleção das informações.


A inclusão de conteúdos não funciona de forma mecânica. A lista é gerenciada por jornalistas. Na semana passada, quatro profissionais foram contratados para fazerem o papel de moderadores do que irá ao ar. Segundo Tiago Dória, “existe uma noção por parte do jornal de que sistemas robóticos são ineficientes (precisam de pessoas), além de uma preocupação em separar o joio do trigo (o maior desafio para quem quer apresentar ou agregar conteúdo significativo na rede)”.


Assim, em um futuro nem um pouco distante, a nossa função (nossa é legal!) na web se assemelhará a do editor do impresso: selecionar conteúdo, definir o que deve ser publicado e que tipo de destaque ele merece. Essa nova conjuntura quebra hierarquias na redação e exige uma mudança de postura dos profissionais da imprensa. “Atenção, senhores jornalistas. Apertem os cintos, pois o avião da informação vai dar um looping”.

Um comentário:

Carlos d'Andréa disse...

Olá, Antino, valeu pela visita. Interessante este post (e o blog), pretendo voltar. Carlos