terça-feira, novembro 13, 2007

Enquete O Povo: Os blogs são confiáveis?

O jornal O Povo está com uma pesquisa, há uma semana, no ar que pergunta a respeito da credibilidade dos blogs. Até ontem pela manhã o resultado era 92% para o NÃO e 8% para o SIM. Hoje pela manhã, eu fui abrir a enquete e o resultado tinha mudado completamente, 37% NÃO e 67% SIM.


Aí eu pensei: Algum blog está falando sobre o assunto e os blogueiros resolveram votar também. Dito e feito. O Luthiano Vasconcelos do Meio Bit escreveu um post sobre a tal “pesquisa manipuladora” e estragou um texto que eu já tinha escrito para hoje sobre o internauta médio e os blogs. Hehe! Joguei o texto na lixeira.


Baseado no resultado parcial da manhã de ontem era visível a descrença do usuário médio em relação aos blogs. Eu acredito que isso é alimentado por alguns fatores reais. A maioria das pessoas teve o primeiro contato com a blogosfera através dos blogs de humor, que misturam noticias jornalísticas e pequenas mentirinhas. Essa é um dos muitos ploblemas, mas isso é assunto para outro post.


A pesquisa não foi feita para denegrir a imagem dos blogs. A intenção era descobrir qual era a imagem que um determinado tipo de internauta tem dos blogs.


Quando eu sugeri o tema da enquete para o portal (sim, fui eu! Espanto!), a idéia era entender como o leitor médio encara os blogs. E pelo visto, o resultado ainda é bastante ruim para os blogueiros. Acredito que, mais do que ficar pensando em teorias conspiratórias (Grandes-megas corporações vs. Os blogueiros), os blogs precisam procurar maneiras que passar credibilidade para os leitores. Como fazer isso? Tem uma arruma de gente legal discutindo isso na rede, é só procurar no Google.


Só queria deixar claro que não tenho nada contra os blogs, apesar de ter transtorno bipolar ainda não desenvolvi “dupla personalidade” (uma blogueira e a outra que odeia os blogs). Sou apenas um pobre estudante de jornalismo querendo um mundo melhor, com flores, sabonetes naturais, colares de conchas, paz e amor.

P.S: Essa é minha opinião pessoal, não pode ser encarada como o pensamento editorial do jornal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oops! A intenção não era estragar o texto de ninguém...

Só acho que a pergunta usada leva a uma resposta óbvia, por isso chamei-a de manipuladora.

Que tal na próxima dar pelo menos três opções com um meio termo (entre sim e não). Ou melhor, usar a mesma técnica que é usada em pesquisas de opinião: Concordo completamente, concordo parcialmente, nem concordo nem discordo, discordo parcialmente e discordo totalmente. Acho que os resultado ficariam melhores de analisar assim.

Anônimo disse...

Antino, acho que o fato da enquete ter sida publicada em um site de jornal faz com que usuários deste, tendam a votar a favor da mídia que eles leêm. É como perguntar no Clarim.com.ar qual é a melhor seleção do mundo: Brasil ou Argentina.

Abraços!!! ;)

Antino disse...

Realmente faltou um meio termo na pesquisa. Vivendo e aprendendo. Mas sabe o que achei mais legal? A amostra da capacidade de mobilização da blogosfera. Podemos até não concordar em tudo, mas, se pisarem no nosso calo, todo mundo se junta e vira a mesa.