segunda-feira, setembro 10, 2007

Vídeo da Semana - Marcelo Tas



Marcelo Tas dominou quase toda a minha infância sem eu saber. Confesso que só depois de muitos anos eu consegui ligar a icônica figura do “Professor Tibúrcio” à do inteligente apresentador do Vitrine.

E quem não se lembra do “porque sim, não é resposta” do Castelo Ra-Tim-Bum? Boa parte da minha formação acadêmica tem base naquele quadro do programa. Brincadeira!!

Mas, mesmo depois que eu cresci, não deixei de aprender com Marcelo Tas. Há alguns anos eu sou completamente apaixonado por um de seus personagens que teve grande repercussão na década de 80. Estou falando do humilde repórter Ernesto Varela.

Tas e seu grupo do Olhar Eletrônico (que incluía o diretor Fernando Meirelles) construíram um personagem fictício que atuava na vida real. Ernesto viajou por todo o Brasil acompanhado pelo seu fiel câmera Valdeci. A dupla esteve presente em importantes momentos da política nacional, como por exemplo, a manifestação pelas Diretas Já!, em São Paulo.

A ultima aparição do ingênuo repórter foi na peça-palestra “A História do Brasil Segundo Ernesto Varela- Como chegamos Aqui?”, que esteve em cartaz em São Paulo, no ano passado.

Por todos esses motivos o vídeo da Semana deste blog traz Ernesto Varela em uma de suas aventuras mais recentes na tv. Na série “Netos do Amaral” produzida para a MTV, em janeiro de 1991, Varela viaja o Brasil para descobrir mais sobre o país. O episódio postado é o primeiro da série, no qual Tas vai até a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. È imperdível!

Se você quer conhecer mais sobre Ernesto, Tibúrcio, Planeta, acesse o site do Marcelo Tas clicando aqui.


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom...

Anônimo disse...

O Tas é um gênio disfarçado de humano!