quinta-feira, dezembro 28, 2006

Escreveu não leu, o erro é seu.

Essa história de pegar matéria de agência, copiar e colar podem não acabar bem. Como acontece no exemplo abaixo. O erro foi publicado no blog do KibeLouco e o Terra já mudou o texto. Custava ter dado uma lida?
* Clique para aumentar a imagem.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

A Televisão é a Imagem da Besta?

Já faz um tempão que eu não posto nada. Pura falta de tempo. Semana de prova acaba com os neurônios de qualquer um. Os meus foram sugados e tiraram uma semana de férias. Agora já estão de volta. Lentos. Mas, de volta.

Durante o meu período de recesso produtivo, passei um tempo vagando pelo vasto mundo on-line. Procurando blogs novos, sites minimamente interessantes e alguns vídeos. Sobre estes últimos, cheguei a uma conclusão velha, mas, estarrecedora (Gosto dessa palavra. Estarrecedora. Dá um tom de sensacionalismo.): Os internautas estão somente procurando por vídeos engraçados ou de “putaria”. Os vídeos com conteúdo estão na periferia do ciberespaço. Falo isso por experiência própria.

Na minha lista de vídeos do YouTube, existem dois que diferem enormemente (Também gosto dessa. Enormemente. Dá uma idéia de grandeza). Os dois estão neste blog. Um é o do Ricardo Kotsho falando dos novos caminhos do jornalismo e o outro é uma briga de casal exibida pela Tv Diário. A diferença de número de acesso dos dois é monstruosa (Essa é muito boa. Monstruosa. Passa sensacionalismo e grandeza)(Também adoro usar parênteses para falar do próprio texto. Com por exemplo estes). Em um mês, o do Ricardo teve 25 visualizações e o da briga de casal teve 6.079.

Não vou cair naquele velho discurso intelectual que diz que o povo precisa ser “culturado”. Até porque, a maior parte dos internautas pertence à classe média, que tem acesso aos aparelhos culturais. A minha teoria é que isso é uma herança das tvs abertas. Os vídeos na internet somente refletem o que as pessoas são obrigadas a assistirem diariamente na caixa azul da sua casa. Mas é só uma teoria.

Abaixo, a primeira parte de um documentário produzido por alunos de Comunicação da PUC. O nome é “A Televisão é a Imagem da Besta?”. Mas, como todos os vídeos com conteúdo da internet, não obteve muita audiência. Uma pena.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Rádios do Interior

Existem algumas coisas que só que as rádios do interior fazem por você. Lá, elas ainda são usadas para mandar recados, cumprimentos e dar informações referentes à comunidade. A maioria dos locutores tem pouca, ou nenhuma, formação escolar, isso dar margem para uma porção de erros impressionantes.

No Trailer abaixo estão três exemplos muito engraçados:
1. Em Quixeramobim (Ceará), um sujeito chamado “Carro Velho” liga para a rádio para rasgando elogios a Carlinhos Elói e toda a sua família.

2. Locutor se atropelando em uma notícia sobre um corte de energia na região de Barbalha e Jardins.
3. Narrador de partida se empolga com a possibilidade do time “Pato Branco” ir para primeira divisão.


quinta-feira, dezembro 07, 2006

Os publicitários legais!

Ainda não odeio os publicitários, como todo mundo diz que vai acontecer. Existem alguns trabalhos que me deixam de boca aberta. Por causa da criatividade e inovação. Existem peças publicitárias que divertem, ao invés de estampar o produto da sua cara e te obrigar a engoli-lo.
Sobre anúncios publicitários achei dois blogs legais. O primeiro é o “Blog de Guerrilha”, que fala a respeito de ações virais e diferentes. A mais recente são as fotos sem calcinha da Britney Spears. O Guerrilha classifica as fotos como “Bush Marketing” e fala que o “conceito é simples: deixe-se flagrar sem calcinha por algum fotógrafo e ganhe muita mídia espontânea. E não venham me dizer que isso é “propaganda ruim”, porque a Paris Hilton só é o que é hoje por causa do vídeo dela transando com o namorado (clássico da Internet). A estratégia do “Bush Marketing” é simples e vem sendo muito usada em feiras e eventos em geral. A fórmula matemática, caso alguém queira testar: Uma promoter - calcinha + camiseta com sua marca)internet = branding
O outro encontrei por acaso, vagando pelo orkut. A autora é Flávia Fazenda. O nome do blog é “As melhores propagandas do mundo”. Não sei se todas as melhores estão lá. Mas as que estão são muito boas. Ela não escreve muito, mas nem precisa.