quinta-feira, dezembro 21, 2006

A Televisão é a Imagem da Besta?

Já faz um tempão que eu não posto nada. Pura falta de tempo. Semana de prova acaba com os neurônios de qualquer um. Os meus foram sugados e tiraram uma semana de férias. Agora já estão de volta. Lentos. Mas, de volta.

Durante o meu período de recesso produtivo, passei um tempo vagando pelo vasto mundo on-line. Procurando blogs novos, sites minimamente interessantes e alguns vídeos. Sobre estes últimos, cheguei a uma conclusão velha, mas, estarrecedora (Gosto dessa palavra. Estarrecedora. Dá um tom de sensacionalismo.): Os internautas estão somente procurando por vídeos engraçados ou de “putaria”. Os vídeos com conteúdo estão na periferia do ciberespaço. Falo isso por experiência própria.

Na minha lista de vídeos do YouTube, existem dois que diferem enormemente (Também gosto dessa. Enormemente. Dá uma idéia de grandeza). Os dois estão neste blog. Um é o do Ricardo Kotsho falando dos novos caminhos do jornalismo e o outro é uma briga de casal exibida pela Tv Diário. A diferença de número de acesso dos dois é monstruosa (Essa é muito boa. Monstruosa. Passa sensacionalismo e grandeza)(Também adoro usar parênteses para falar do próprio texto. Com por exemplo estes). Em um mês, o do Ricardo teve 25 visualizações e o da briga de casal teve 6.079.

Não vou cair naquele velho discurso intelectual que diz que o povo precisa ser “culturado”. Até porque, a maior parte dos internautas pertence à classe média, que tem acesso aos aparelhos culturais. A minha teoria é que isso é uma herança das tvs abertas. Os vídeos na internet somente refletem o que as pessoas são obrigadas a assistirem diariamente na caixa azul da sua casa. Mas é só uma teoria.

Abaixo, a primeira parte de um documentário produzido por alunos de Comunicação da PUC. O nome é “A Televisão é a Imagem da Besta?”. Mas, como todos os vídeos com conteúdo da internet, não obteve muita audiência. Uma pena.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que as pessoas são na internet, assim como são na vida "real"...Se lá, na vida real, elas gostam de ver "putaria", aqui também vão gostar de ver! A TV tem muita culpa, culpa por não mostrar programas culturalmente interessantes. Até tem, mas são muito raros. A outra parte da culpa é "nossa", pois somos nós que fazemos a tv. Sei lá, falei muito sério, eu não sou assim! Fico feliz em voltar as ativas Dr. Astrogyldo, o bom e velho foca. falou!

Anônimo disse...

Eu acho que a TV não é a imagem da besta, mas ela poderá ser! saiba mais sobre esse assunto em www.jobamasoftware.com