sábado, novembro 18, 2006





Sou jornalista?

Meu nome é Astrogyldo, sou estudante de jornalismo. Ainda estou nos primeiros semestres do curso. Pelos amigos de outros semestres sou chamado de “bicho”. Pessoas não tão amigas de outros semestres me chamam de “bicha”. Não sou homossexual, não teria vergonha dizer se fosse. Não é legal ser chamado por algo que você não é, mesmo que seja uma coisa boa. Já pensou, um homossexual assumido andando pela rua e as pessoas gritando: “heterozinho! heterozinho!”? Ser hétero não é ruim, mas ser rotulado sem ser não é nada legal.
Definida a minha sexualidade, estou em busca de definir outras coisas. Uma delas é o “ser jornalista”. Afinal de contas, que profissão é essa que os pré-requisitos básicos são saber ler e escrever? Isso qualquer criança saída do primário, que não tenha estudado em escolas públicas no Ceará, sabe fazer.
Qual é a função do jornalista? Ficar buscando podres da vida das pessoas públicas e estampar na capa das revistas? Servir de ferramenta para empresários inescrupulosos enganarem o público (essa não é a função dos publicitários?)? Cobrir fatos e mais fatos sem aprofundar-se em nenhum? Passar o dia trancado em uma redação colhendo informações através de e-mails e telefone? Ser apenas uma extensão (não pensante) do computador? Redatores neutros e sem opinião do mundo que está ao nosso redor (é claro que é do mundo que está “ao nosso redor”, tentei apagar isso, mas não consegui)? Queremos a verdade? Sobre o quê? Verdade de quem? Para quem? Ela realmente existe? Ou somente suas versões?
As respostas eu não tenho. Pelo menos tenho as perguntas e é através delas que este blog vai existir. Enquanto durar, é claro!

Nenhum comentário: