terça-feira, novembro 21, 2006

Jornalista é como o vinho? quanto mais velho... melhor.

Eu não bebo. Não entendo de vinhos. Nunca saberei a diferença entre um Musigny Vieilles Vignes 1992 e um Padre Cícero garrafão de 5 litros. Mas, acredito no que dizem: quanto mais velho o vinho, melhor. Com certeza isso não se aplica as mulheres. Ninguém, em sã consciência, trocaria uma garota de 24 por uma senhora de 88 anos chamada Gertrudes. Provavelmente, nem a Dona Gertrudes faria isso.

Não sei se a metáfora do vinho encaixa no jornalismo. Pois, existem uns velhos que ficam fazendo entulho nas redações e não servem para nada. Mas, existem outros que, apesar de estarem na profissão desde quando ela não era uma profissão, permanecem na “crista da onda” do jornalismo. Um deles é Ricardo Kotscho.

O vídeo abaixo é o primeiro bloco da entrevista de Kotscho no programa Comitê de Imprensa, exibido no dia 24/02/06, na Tv Câmara. Toda a entrevista é muito esclarecedora. Ele consegue jogar uma luz sobre os futuros rumos do jornalismo. Kotscho fala a respeito da falta de interesse dos repórteres em irem às ruas para buscar novas histórias. Fica todo mundo no bem-bom das redações, esperando as notícias caírem no colo ou chegarem via press-release. Resultado: no outro dia, todos os jornais estão falando sobre as mesmas coisas e da mesma forma.

Para ter acesso aos outros blocos basta ir ao site da Tv Câmara e procurar por lá!

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